Definição

O que é orientação?

A Regra nº 1 das Regras Gerais de Orientação Pedestre da Confederação Brasileira de Orientação, define: Orientação é um esporte no qual os competidores navegam de forma independente através do terreno. Os competidores, auxiliados somente por mapa e bússola, devem visitar no menor tempo possível uma série de pontos de controle marcados no terreno. O percurso, definido pela localização dos pontos de controle, não é revelado aos competidores antes de suas partidas.

  1. Em um percurso com partida intervalada os competidores navegam no terreno de forma independente.
  2. Em percurso com partida em massa e partida em perseguição os competidores podem navegar em estreita proximidade um com o outro, mas o formato dos percursos requer navegação independente.
  3. O termo competidor significa um indivíduo de qualquer sexo ou um grupo de indivíduos, conforme o caso.

A Orientação é um Desporto recente no Brasil, teve início em 1956, mas tem já mais de  100 anos de existência enquanto desporto organizado.

Com efeito, terá sido em Bergen – Noruega , no ano de 1897, que se organizou a primeira atividade desportiva de Orientação. Os países nórdicos são ainda hoje, aqueles onde a modalidade tem maior implantação, mobilizando um número de praticantes que coloca a Orientação entre os cinco desportos mais praticados na Escandinávia. A maior prova do mundo realiza-se anualmente na Suécia, “5 dias da Suécia”, com um número record de 25 000 participantes.

A competição concilia-se com o lazer, num espaço que proporciona um permanente contato com a Natureza. Cada pessoa escolhe o seu ritmo em função dos desafios que determinou, encontrando-se consigo mesma e, simultaneamente, permitindo conhecer novas pessoas, fazer novos amigos.

Na partida, cada praticante recebe um mapa onde estão marcados pequenos círculos que correspondem a pontos de controle, materializados no terreno pelas “balizas” (prismas de cores laranja e branca), que estão acompanhadas de uma estação eletrónica (e/ou um pequeno picotador). Introduzindo o seu identificador (ou picotando o seu cartão de controle) o praticante comprova a passagem por cada ponto.

A escolha do itinerário entre cada ponto de controle é uma opção do próprio praticante! Cada ponto é uma meta e, simultaneamente, a partida para um novo desafio. Cruzando pastos, córregos e florestas, o praticante sente-se parte integrante do espaço que percorre. A velocidade de movimento tem que ser acompanhada pela velocidade de raciocínio para ler o mapa e interpretar a relação mapa / terreno, ponderar sobre as várias opções de itinerário, decidir!

A Orientação possui as seguintes disciplinas diferentes: 

  1. Orientação pedestre;
  2. Orientação em Bicicleta;
  3. Orientação de precisão;
  4. Orientação em esquis; e,
  5. Outros tipos, desde que não usem motor ou qualquer meio que polua ou cause prejuízo ao meio ambiente, salvo o caso da cadeira de rodas dos deficientes, este último prioritariamente para deficientes motores. Todavia, para além destas disciplinas com quadros competitivos nacionais e internacionais, são também organizadas provas de Orientação a cavalo, em canoa, etc.. As provas de Orientação são em regra geral realizadas durante o dia. Contudo, há também provas noturnas, principalmente Sprint, com grande adesão de participantes.

 

As provas do calendário da Confederação Brasileira de Orientação (CBO) são abertas a todas as pessoas de qualquer idade, havendo sempre percursos para iniciantes. A distância e a dificuldade dos percursos de Orientação variam em função da idade e do nível técnico dos praticantes, possibilitando a participação dos sete aos noventa e sete anos. Para participar solicite informações detalhadas aos Clubes organizadores ou à Federação ou ainda à Confederação.

As competições oficiais da CBO são as seguintes:

  1. Campeonato Brasileiro de Orientação – CamBOr;
  2. Troféu Brasil de Orientação (5 dias de Orientação do Brasil);
  3. Campeonato Brasileiro de Orientação Sprint;
  4. Maratona de Orientação, MTB – O;
  5. Brasileiro de Orientação em Bicicleta;
  6. Campeonato Brasileiro de Orientação de Precisão;
  7. Campeonato Brasileiro Estudantil e Universitário de Orientação;
  8. Campeonato Brasileiro de Orientação Master – CamBOr Master; e,
  9. Competições regionais, estaduais e municipais de orientação.

No Paraná temos o Circuito Paranaense de Orientação,  Circuito Oeste de Orientação, Circuito Metropolitano de Orientação, Circuito Metropolitano de Orientação Sprint e Circuito Lindeiro de Orientação de Foz do Iguaçu.

Os mapas de Orientação são elaborados de acordo com as normas internacionais da modalidade. Para a competição, a escala do mapa para percursos de distância longa será 1:15000, 1:10000 ou 1:7500. A escala do mapa para percursos de distância média e revezamento será 1:10000 ou 1:7.500 e para percurso Sprint a escala será 1:5.000 a 1:4.000 contudo, escalas maiores, entre 1/2 000 e 1/5 000, para atividades de iniciação.

O terreno “tradicional” para a prática da modalidade deverá ter muitos pormenores do relevo, ter floresta limpa e pouca vegetação rasteira. No entanto, a Orientação pode ser praticada em qualquer lugar desde que exista um mapa dessa área. As provas em parques / jardins e mesmo em áreas urbanas das cidades são cada vez em maior número e com grande adesão, normalmente denominadas de Sprint.